domingo, 22 de agosto de 2010

O filme o quarto poder

O filme o quarto poder retrata uma história em que muitas vezes acontece na vida real, onde, um cidadão pai de família de boa conduta empregado, trabalhando, em um instante por causa do sistema, se vê desempregado sem saber o que fazer para dar de comer a seus filhos, aí o cidadão Sam entra em desespero e tenta falar com sua chefe para saber o por que foi demitido e nem sequer foi recebido, revoltado retorna ao museu e tenta novamente falar mais é mandado embora, se revolta saca a arma, mas, com a intenção de somente que a pessoa a ouvisse, como não conseguiu seu objetivo, com raiva atira para o lado e atinge o guarda amigo de trabalho que se encontrava na porta, um tiro puramente acidental, que o incriminaria ainda mais, após isso, Poe a chefe e as crianças de refém,ele não queria isso, mas, a situação a obrigou a fazer.
Sem saber o que fazer encontra um repórter no banheiro, o Max que se dispõe ajudá-lo, por que logo vê que o Sam é uma pessoa boa, mas já está muito encrencado, por já ter cometido vários crime, o repórter resolve ajudá-lo o entrevistando e também entrevistando outras pessoas, inclusive os pais de Sam, para passar para as pessoas e para as autoridades que Sam é uma pessoa de bem e tenta a qualquer custo atenuar sua pena.
Aí entra a mídia, um repórter tentando ajudar, outro sem ética tentando a todo custo subir os pontos na audiência desvirtuando os fatos.
Sabemos que os controles dos meios de comunicações pertencem a um pequeno grupo de pessoas que agem em função dos seus próprios interesses, mesmo que tenham de passar por cima de tudo ou de todos, desvirtuando e forjando matérias, tudo a serviço de seus interesses, foi o que aconteceu com o Sam, que foi usado pela emissora de TV ficando acuado e sem saída, pondo fim a própria vida.
Vejo esta história como uma realidade, onde a mídia é o quarto poder, influenciando, desvirtuando as matérias tudo a serviço de seus interesses.
Quando não conhecemos a realidade das coisas, achamos a mídia uma coisa maravilhosa, que só visa veicular informações seria padronizada de interesses do publico, independentemente de idade, sexo, classe social, sempre visando o laser das classes sociais menos favorecidas.
Mas, não vou aqui radicalizar, por que existem muitas pessoas boas nos meios de comunicações, mais quando quer se desvirtuar para atender os interesses dos donos da TV ou dos políticos, não tem que consiga dominá-los.
Mas, ainda acredito nos meios de comunicações, que muitos ainda trabalham não só visando o lucro,mas, criando informações padronizadas que visam os interesses da sociedade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário