terça-feira, 15 de setembro de 2009

Resenha: O ciberespaço e o novo modo de ser (livro)

O ciberespaço e o novo modo de ser (livro)




O ciberespaço não é só uma estrutura de comunicação digital, a briga também várias informações de pessoas que navegam e se alimentam desse universo, o ciberespaço não possui regras de controle mais contém limites técnicos em relação ao acesso, todas as informações são injetadas nesse espaço, do mais simples ao mais avançado e ela está demarcada por contingências como globalização, simultaneidade e ruptura.
Fala-se muito em globalização do capital como se fosse um novo sistema, porém o capital sempre foi globalizado, porém ganhou maior mobilidade através dos meios de comunicações. São esse meios que colocam condições para um processo de globalização não só de capital, mais de relações entre pessoas.
Essas formas de comunicações digitais superam os atuais conceitos de tempo e espaço, rompendo vínculos sociais já estabelecidos entre pessoas, grupos e nações, o mesmo saber pode ser acessado no mesmo espaço, ao mesmo tempo, por diversas formas de comunicações e por diversas pessoas, e sofrer interferências em sua forma e conteúdo e simultaneamente disponibilizado na forma universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário